Gastronomia da Líbia

Líbia e sua gastronomia

A Líbia é um país que tem forte preponderância da cultura italiana e árabe na questão gastronômica. Na Líbia não são produzidos doces finos como se vê no Brasil. Saiba mais.

A culinária na Líbia apresenta muitos pratos com macarrão, dentre outros pratos específicos e principais do local estão o cuscus, a carne de cordeiro, sopas, pastéis e pratos com peixes. É comum ser servido um prato de sopa picante juntamente com o prato principal.

mamulQuanto aos pratos doces são oferecidas algumas delícias como o Mamul  que é um doce amanteigado e assado extremamente delicioso e suculento.

Vamos a ele?

Ingredientes da massa para o Mamul:

2 kg de manteiga;

4 kg de farinha de trigo;

4 copos de água de rosas;

4 colheres de fermento biológico.

Modo de preparo:

A manteiga deve ser colocada para ferver em uma panela, para que saia toda a água, até que deixe de chiar. O fermento deve ser dissolvido na água. Em uma tigela deve-se colocar todo o trigo e a manteiga ao mesmo tempo, ir misturando com as mãos, adicionar o sal, e aos poucos a água com o fermento. A massa deve ficar úmida e leve. Após esse processo é necessário que a massa descanse por 20 minutos.

Ingredientes para o recheio:

Açúcar cristal ou açúcar de confeiteiro para decorar, o quanto baste;
1 kg de nozes ou castanhas de caju;
1 kg de doce de figo seco ou ameixas;
400 gr. de açúcar.

Modo de preparo:

Pique os ingredientes em pedaços pequenos, coloque em uma panela adicione o açúcar e cozinhe até engrossar. Espere esfriar.

Montando o doce:

A massa deve ser aberta a mão mesmo. Pegue pequenas quantidades de massa abra na palma da mão mesmo e coloque um pouco do recheio, feche com a massa para que não apareça nada do recheio. Se preferir você pode fazer em forminhas de empada ou de quiche. Coloque a massa em finas camadas na forminha recheie e depois cubra com uma fina camada de massa, assim todas as unidades ficarão com o mesmo tamanho.Asse a 200°C até dourar. Depois de prontas ainda quentes decore com açúcar.

Outro doce que é típico da Líbia e que é servido no Natal é um doce em calda que leva figo seco e nozes e que também é muito saboroso.

Ingredientes para o Doce de figo com nozes:

2 kg de figo seco cortados ao meio;

1 kg de nozes em pedaços ou cortadas ao meio;

4 copos de água.

Modo de preparo:

Coloca-se todos os ingredientes em uma panela e cozinha-se em fogo baixo até a calda ficar em ponto de fio, após esfriar pode-se colocar algumas gotas de essência de rosas para dar um toque especial. Sirva frio.

A culinária na Líbia não oferece muitas variedades de doces, mas em relação a culinária salgada é possível se deliciar com as carnes de borrego, camelo e peixes, sempre acompanhadas de massas ou cuscus.

No país é proibido o consumo de qualquer bebida alcoólica, portanto a água e os refrescos são muito consumidos em todos os locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *