O Continente Africano

Localização

A África é considerada como continente único por estar localizada em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso mesmo! Esse imenso continente é cortado pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. Possui uma área total de 30.221.532 km² e uma população de 1,033 bilhão de pessoas.

A África é banhada ao norte pelo Mar Mediterrâneo, o que separa esse continente da Europa. A nordeste, a África faz divisa com a Ásia, através do território do Egito, sendo delimitado também pelo Mar Vermelho. Ao leste, o continuado africano é banhado pelo Oceano Índico; já no lado oeste, pelo Oceano Atlântico.

No total, existem 55 países, seis deles são compostos por ilhas e 49 são continentais, compondo-se também do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, cuja emancipação foi declarada em 2011. É propenso que o número de países nesse continente continue aumentando, considerando-se que a maioria das fronteiras territoriais dos países africanos são vulneráveis, ou seja, envolvem constantes disputas por independência ou até por unificação. A maior  parte dessas questões está ligada com o processo de colonização do continente africano.

A formação arqueológica do continente africano é marcado pela predominância dos planaltos, que são subdivididos em setentrional, centro-meridional e oriental. Essas regiões constituem-se por formações geológicas antigas e, portanto, mais intensamente transformadas pelos agentes exógenos de modelagem do relevo.

Em algumas regiões existem montanhas, de onde é possível observar os vales do rio Nilo, Congo e Níger.

A localização desse continente, contribui para o clima tropical, possuindo regiões muito quentes e com baixos índices de chuva. Nas proximidades da linha do equador os índices de chuva são maiores.

 

Os desertos

Nesse continente existem dois desertos um deles ao norte, o deserto do Saara, o segundo maior do mundo, com mais de nove milhões de quilômetros quadrados, possuindo assim, uma área maior que a do território brasileiro. O outro deserto está localizado ao sul é o deserto do Kalahari, o quinto maior do mundo, envolvendo a área de vários países sul-africanos. Além dessas duas paisagens, registra-se a presença de vários tipos de vegetações naturais, como a Floresta do Congo, as plantas desérticas, a Vegetação Mediterrânea, as Estepes e, principalmente, as Savanas, que predominam no continente e que em muito se assemelham ao Cerrado brasileiro.

 

Economia

O continente africano é mundialmente conhecido como o mais pobre do mundo. A maior parte dos países possui baixíssimas riquezas pecuniárias, apesar da abundância de riquezas naturais, e infelizmente possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta. Com graves problemas sociais, como a desnutrição, o analfabetismo e a mortalidade infantil.

 

Esse quadro acaba se fortalecendo em razão de os países africanos serem exportadores de matérias-primas. Sendo assim, as economias dos países tornam-se muito dependentes dos países desenvolvidos. Além disso, a maior parte dos recursos naturais encontra-se sob o desfrute de poucos, o que eleva a concentração de renda e contribui para que a população local não receba os benefícios da produtividade de suas terras.

 

Cultura gastronômica

Muitos colonizadores passaram pela África, devido as rotas marítimas que ligavam o oriente ao ocidente. Dessa forma, a comida típica recebeu influência de diversos países do mundo.

Em algumas regiões da África as mulheres são responsáveis pelo preparo dos pratos doces. Clique aqui. E os homens pelo preparo das carnes. Tradicionalmente na África a cozinha fica do lado de fora da casa e os alimentos são cozidos com as panelas expostas diretamente sobre o fogo. A panela fica disposta sobre três pedras e o fogo é feito com três pedaços de lenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *